quarta-feira, 13 de junho de 2012


Quintal de Ofícios – Uma história

Ah! Nesse Quintal já faz tempo que o movimento entre saberes e fazeres se dá cotidianamente. A produção do Atelier de Arte com Papel  deu inicio ao movimento do quintal, que anteriormente já tinha uma vocação para eventos, pois foi construído para   ser um salão de festas e assim funcionou por um tempo. Quando chegamos aqui, logo vislumbrei o lugar perfeito para poder viver e trabalhar. A inspiração para novos projetos, pesquisa histórica e de materiais, encontros e festas com amigos, sempre com muitos quitutes.  Aos poucos tudo foi acontecendo. Já são 13 anos de intensa vivência que foi fazendo deste quintal, um espaço de ofícios diversos, Arte, Artesanato, Encontros Culturais ao som de tambores de Maracatu, Coco, Congada, Jongo, Samba, Quadrilha de “Santo Antônio”, Folia de Reis  e  até o privilégio de se ouvir o Jazz  de “Fra Fra Sound”, quando de sua visita ao Brasil, durante o Festival de intercâmbio cultural “Quitutes e Batuques – Brasil/Holanda-2011”.
O Projeto de Turismo Étnico Cultural “Rota da Liberdade”, inclui em seus roteiros visitas ao espaço, também indicadas pela Secretaria de Estado de Turísmo.
Assim ao longo deste tempo os ofícios foram cada vez mais se consolidando e hoje temos um show room e exposição permanente de acervo de Obras que já percorreram o mundo e que em sua grande parte retratam a Cultura Regional Brasileira. Além disso a produção não para no papel, há também oficina  de produção de peças em ferro, madeira, resina.
Assim a proposta do “Quintal de Ofícios” é:

*      Produzir Arte e Artesanato de maneira a atender encomendas e projetos
*      Realizar Exposições
*      Realizar oficinas de vivências Culturais
*      Realizar oficinas de vivencias de Consciência Sócio/Ambiental
*      Divulgar eventos
*      Reunir Amigos

As visitas ao Quintal devem ser agendadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário