quinta-feira, 30 de junho de 2016


Reutilizar garrafas de vidro para fazer copos já era uma prática artesanal no séc XIX , nas vilas e fazendas antigas no Brasil


Ainda falando sobre garrafas de vidro e sua reutilização, podemos usá-las na decoração de várias formas. Elas estão em alta nos atelies de artesãos, que se dedicam ao trabalho de decorá-las com técnicas artesanais variadas para dar acabamento de acordo com os estilos desejados. As técnicas variam desde pintura, colagens, modelagens, decoupagens etc.
As garrafas também podem ser cortadas e assim amplia-se sua reutilização. Elas podem ser transformadas em potes, copos ou vasos.
Achamos em " Como se vivia nas Vilas e Fazendas antigas"(Bierrenbach, 1963) um trecho do texto em que descreve: "...mas também se faziam, utilizando garrafas vazias que se riscavam com canivete à volta da garrafa e se cortava o copo atritando-o com barbante forte, com uma pedra se limava a beirada dos copos, e estes tinham grande duração."
A autora descreve que estes eram usados no serviço doméstico e também para o uso dos escravos. Interessante é perceber que a reutilização das garrafas já estava entre os modos do fazer artesanal do séc XIX como uma opção de dar nova utilidade as garrafas. Atualmente, com as discussões sobre sustentabilidade e novos hábitos de consumos...pode-se pensar que antigos hábitos devam ser revisitados e somados a criatividade ao reutilizar as garrafas.  Afinal, pagamos por elas ao comprar vinhos e bebidas e acabamos "jogando fora" sem pensar o quanto nos custaram...


copos de garrafa cortada

vaso de garrafa cortada e acabamento com técnicas mistas de pintura e modelagem com papel


 castiçal feito de garrafa com técnicas de acabamento em papel machê, colagem e pintura

castiçais feitos com garrafas pintadas com técnica vitral e canudos de jornal



Referências:
BIERRENBACH, Noêmia B. - "Como se vivia nas Vilas e Fazendas antigas", 1963,  em "Vida cotidiana em São Paulo no século XIX" organizado por Carlos Eugênio Marcondes de Moura, ed AE, Atelier Editorial, 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário