segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Educação e Arte

A artista plástica, Maria Dalila, recebeu a visita de educadores ambientais da cidade de Paulínia, SP, em seu atelier "Arte com Papel", no sábado, dia 23 de julho.

No encontro, o grupo teve a oportunidade de conhecer sobre a história e cultura de Tremembé que estão retratadas nas obras da artista, além de prestigiar outros trabalhos desenvolvidos por Maria Dalila, como a Oficina Reciclar, que é feita com os alunos do CEEP, Centro de Atendimento e Educação Especial.

Os visitantes, que também integram a equipe de monitores do centro cultural do grupo Estre em Paulínia, encerraram  a visita conhecendo mais sobre as obras feitas em papel reciclável pela artista plástica, que agrega conscientização ambiental e cultura.








quinta-feira, 14 de julho de 2011

"Arte com Papel" pelo mundo: Inglaterra, Espanha, Grécia e Portugal

Em 2002, Maria Dalila recebeu, novamente, o convite para participar do VII Circuito Internacional de Arte Brasileira, que reuniu obras de artistas da Inglaterra, Espanha, Grécia, Portugal e do Brasil em uma exposição coletiva, que percorreu esses cinco países.
Com o quadro “Procissão do Bom Jesus”, a artista plástica representou o município de Tremembé e o Estado de São Paulo. A obra, feita em papel reciclável, retrata as tradições religiosas da cidade de Tremembé e a crença dos fiéis.
O VII Circuito Internacional de Arte Brasileira teve curadoria e organização da empresa Colege Arte.
Procissão do Bom Jesus 


segunda-feira, 11 de julho de 2011

"Arte com Papel" pelo mundo: França e Espanha

A artista plástica, Maria Dalila, participou, em 2001, do VI Circuito Internacional de Arte Brasileira, uma exposição coletiva que teve como tema a confraternização e amizade da arte brasileira na Europa.
Na França e na Espanha, Maria Dalila representou o município de Tremembé e o Estado de São Paulo com a obra, Berisal em Flor, um quadro todo feito com papel reciclável.
O Circuito teve curadoria e organização da empresa Colege Arte


Berisal em Flor


Capa do convite do Circuito


quarta-feira, 6 de julho de 2011

"Arte com Papel" pelo mundo

Registrar as manifestações culturais, valorizar a identidade do Vale do Paraíba e de seus moradores e contribuir para a preservação da memória local e da história, essas características podem ser facilmente observadas nas obras da artista plástica, Maria Dalila, que utiliza de papel reciclável para expressar seus sentimentos pela cultura brasileira.
Suas obras já visitaram mais de 15 países participando de exposições coletivas que tiveram como curadoria a Colege Arte,  organizadora do Circuito Internacional de Arte Brasileira (CIAB).
Nas próximas postagens nesse blog, você acompanha mais detalhes sobre as obras expostas pela artista plástica.

Instrumental Banda Mulé da Muleta












Procissão Bom Jesus de Tremembé


terça-feira, 5 de julho de 2011

Arraiá da Fulô

Alunos do CEEP e integrantes da Oficina Reciclar participaram na noite do dia 2 e 3 de julho, em Tremembé, do Arraiá da Fulô, que foi promovido pelo Ceep em parceria com a escola Manuel Cabral.
A nona edição da festa contou com barracas típicas, de brincadeiras e de artesanato, onde foram expostos os produtos feitos pelos próprios alunos durante a Oficina Reciclar, que é coordenada pela artista plástica, Maria Dalila. Toda a decoração da festa também foi confeccionada pelos alunos durante a oficina. Materiais recicláveis viraram arranjos de mesa, folhas, bandeirinhas, entre outras decorações.
Durante a programação, os alunos dançaram, além da tradicional quadrilha, o maculelê, dança folclórica brasileira, e a capoeira, que contou com a participação do grupo de Capoeira “Abadá”, dirigido pelo Mestre Alvino.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Decoração do Arraia do Fulô é feita por alunos da Oficina Reciclar

Utilizando de material reciclável, os alunos da Oficina Reciclar CEEP são os responsáveis pela decoração do Arraia da Fulô, que acontece nos dias 2 e 3 de junho, na Praça da Estação, em Tremembé.
Sob a coordenação da artista plástica, Maria Dalila, os alunos estão, desde o início da semana, confeccionando diversos enfeites com garrafas pet , papel reciclável, entre outros materiais.
Além da decoração , durante a festa, os alunos irão dançar quadrilha, no sábado, e fazer apresentações de danças folclóricas ,no domingo.
A tradicional festa do CEEP começa dia 2, às 18h. Entrada Franca.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Alunos do Ceep usam brindes oferecidos pelo QB

Alunos da Oficina Reciclar CEEP, que é coordenada pela artista plástica Maria Dalila, agora têm mais um forma de lembrarem dos bons momentos que passaram durante o Festival de Cidadania Cultural, Quitutes e Batuques, em Tremembé.
Como forma de recordação, a produção do Festival brindou cada aluno com canecas na cor laranja, cor que foi presença em vários pontos da cidade durante os dias 20 e 25 de junho.
As canecas, que contêm o logo do Quitutes Batuques - Holanda Brasil, são usadas durante as três refeições servidas aos alunos como, café, almoço e lanche.
Além de colorir o refeitório, a caneca é uma simples forma de recordar a experiência e o contato que os alunos tiveram com o artistas holandeses durante as oficinas e apresentações culturais.  

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Alunos da Oficina Reciclar relembram Quitutes e Batuques

Apenas uma semana foi o suficiente para que os alunos da Oficina Reciclar Ceep interagissem com os artistas holandeses, que estiveram em Tremembé durante o Festival de Cidadania Cultural, Quitutes e Batuques, entre os dias 20 e 25 de junho.
Agora que tudo terminou, as amizades feitas e o conhecimento adquirido ocupam a mente dos alunos, e para matar a saudade, a artista plástica e coordenadora da Oficina, Maria Dalila, sugeriu que todos registrassem no papel as impressões que tiveram durante o festival.
Nos desenhos, os alunos revelam as sensações que tiveram durante os encontros. Seja a presença da cor laranja, um instrumento musical diferente, uma oficina de música ou até mesmo o show dos artistas da banda holandesa, Fra Fra Sound. Nada passou despercebido por esses participantes.
O trabalho sugerido por Maria Dalila teve como objetivo auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora de cada aluno, como no caso de Tadeu Santos, que utilizou de palito de churrasco para pintar a praça da Estação, palco de encerramento do QB. Tadeu também registrou a participação dele na oficina com instrumentos recicláveis, desenvolvida pelo artista Duda Ferreira, durante o Festival.
Confira alguns desenhos!

Desenho feito por Tadeu Santos

Tadeu utilizou palitos de churrasco para pintar o desenho
Desenhar auxilia no desenvolvimento da cordenação motora do aluno

O aluno Júnior relembrou a apresentação de Maculelê feita aos artistas holandeses durante a visita ao CEEP

 

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Grupo holandês, Fra Fra Sound, visita Atelier Arte com Papel

O grupo de músicos holandeses, Fra Fra Sound, visitou o Atelier da artesã e artista plástica, Maria Dalila, no dia 21 de junho, quando participavam da programação do Festival de Cidadania Cultural, Quitutes e Batuques, realizado em Tremembé.
No atelier Arte com Papel, os músicos conheceram o trabalho desenvolvido com papel reciclável, matéria prima utilizada pela artista para representar a cultura local e costumes brasileiros em quadros e esculturas.  Muitos desses trabalhos apreciados pelos artistas holandeses já estiveram em outros países participando de exposições coletivas.
Umas das obras que impressionou o grupo foi o quadro Futebol, Paixão e Fé, feito em 2006, período da Copa do Mundo na Alemanha, que retrata o comportamento e as tradições dos brasileiros quando a Seleção de Futebol está em campo. Essa obra participou da exposição “Futebol Paixão Brasileira”, que percorreu mais de 30 cidades do Estado de São Paulo, entre maio de 2006 e abril de 2007, e teve como curadora Dina Jobst, diretora do Grupo Técnico do Sistema de Museus do Estado de São Paulo.
  

Músicos observam quadro Futebol, Paixão e Fé (superior/direito)


Obras em papel reciclável retratam manifestação popular e aspectos da cultura brasileira


Integrantes do grupo musical, Fra Fra Sound, artesã e artista plástica, Maria Dalila (meio), e o rapper, Blaxtar (direita)

domingo, 26 de junho de 2011

Oficina Reciclar CEEP participa do encerramento do Quitutes e Batuques em Tremembé

Alunos da Oficina Reciclar CEEP participaram do encerramento do Festival de Cidadania Cultural, Quitutes e Batuques, na tarde do dia 25 de junho, na praça da Estação, em Tremembé.

Parte dos alunos que integram a Oficina Reciclar fizeram uma apresentação musical com instrumentos recicláveis, resultado da participação nas oficinas ministradas pelo artista Duda Ferreira, no Quitutes e Batuqes.

Logo depois, os alunos apresentaram a dança folclórica, Maculelê, e capoeira, sob o comando de Mestre Alvino, do grupo "Abadá Capoeira", que realiza este belo trabalho com os alunos do CEEP. 

O CEEP também marcou presença com barraca de comida e de produtos de artesanato, feitos pelos alunos da Oficina Reciclar, com a coordenação da artesã e artista plástica, Maria Dalila.



















sábado, 25 de junho de 2011

Maria Dalila oferece tarde cultural para artistas holandeses

A artesã e artista plástica, Maria Dalila, ofereceu um encontro cultural para os artistas holandeses e a produção do Festival de Cidadania Cultural, Quitutes e Batuques, na tarde do dia 24 de junho, em Tremembé.

O encontro foi marcado pela informalidade, já que a artista plástica fez questão de receber os convidados como se fossem antigos amigos.

Cerca de 20 artistas saborearam algumas delícias da culinária brasileira feitas a base de milho. Polenta, cuscuz, canjica e bolo de fubá foram alguns dos pratos servidos, e para beber,  caipirinha e algumas batidas de frutas. 

Os convidados também conheceram um pouco mais da história do samba em uma exposição antológica com Lps datados desde 1940 e que pertencem ao acervo pessoal da  Maria Dalila.

Para encerrar o encontro, que já se estendia pela noite, o grupo de música holandês, Fra Fra Sound, presenteou os convidados com uma animada apresentação de jazz, que contou com a mistura de instrumentos e ritmos brasileiros e holandeses.

Pratos típicos da culinária brasileira feitos a base de milho





Livro de presença era destinado as assinaturas e recados dos visitantes



Mistura de culturas até na música


Alunos da Oficina Reciclar CEEP participam de oficinas no Quitutes e Batuques 2011





terça-feira, 21 de junho de 2011

De portas abertas: artistas holandeses visitam atelier de Maria Dalila

A artesã e artista plástica, Maria Dalila, recebeu a visita do grupo de artistas holandeses em seu atelier, na tarde do dia 21 de junho, em Tremembé. O encontro fez parte da programação da edição 2011 do Festival de Cidadania Cultural, Quitutes e Batuques.
A visita tinha como objetivo oferecer aos holandeses a oportunidade de experimentar alguns pratos típicos do Brasil. Batata doce, mandioca, banana e abobora foram alguns alimentos servidos. A opção por esses alimentos partiu após a artista fazer um trabalho de releitura das obras do pintor holandês, Albert Eckhout, que registrou, dentre outras coisas, a riqueza de produtos nativos presentes na culinária brasileira.
No encontro, Maria Dalila apresentou seus trabalhos e ofereceu aos artistas estrangeiros uma aula prática de confecção de chaveiros feitos com papel reciclável.


Maria Dalila ensinou como se faz um chaveiro de papel reciclável

Mesa de alimentos foi inspirada em obras do pintor holandês, Albert Eckout




Artistas holandeses conhecendo as obras em papel reciclável da artesã Maria Dalila


Alunos da Oficina Reciclar CEEP fazem apresentação de Maculelê



Alunos da Oficina Reciclar do CEEP, Centro de Atendimento e Educação Especial, em Tremembé,  fizeram uma apresentação de dança, no dia 20 de junho, para visitantes e artistas holandeses,  que estão em Tremembé participando do Festival Quitutes e Batuques 2011.
Alunos aguardando o início da apresentação de Maculelê

A apresentação do Maculelê, dança folclórica brasileira, contou com a participação de 11 alunos da Oficina Reciclar e do Grupo de Capoeira “Abadá”. Com a coordenação da artesã e artistas plástica, Maria Dalila, responsável pela Oficina, os alunos confeccionaram as próprias saias que foram utilizadas durante a dança.
Após a apresentação da dança, uma roda de copeira envolveu alunos da Ofician Reciclar e copoeiristas

Além de prestigiarem a apresentação, os visitantes também tiveram a oportunidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas aulas da Oficina Reciclar e conferiram um vídeo, que mostra as etapas da confecção das saias e os ensaios da dança.  

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Abertura Quitutes e Batuques 2011

A abertura da edição 2011 do Festival de Cidadania Cultural, Quitutes e Batuques, aconteceu no dia 19 de junho, na Chácara Mogaperama, em Tremembé. 
O evento, que comemora o ano da Holanda no Brasil, contou com a presença de artistas brasileiros, holandeses e autoridades locais. O público interagiu com uma apresentação de teatro de sombras e uma roda de danças circulares, em seguida, ao som de MPB, foi servido um jantar.
 No evento, também foi inaugurado a exposição “De papel em papel: uma viagem com Eckhout”, da artista plástica brasileira, Maria Dalila. Utilizando de papel reciclável, a artista fez uma releitura das obras de Albert  Eckhout, , pintor holandês conhecido por apresentar as primeiras imagens do Brasil aos europeus, ainda no século 17.

Maria Dalila utilizou técnicas mistas de reutilização
de papéis para realizar a obra
Natureza morta é a ligação entre as obras do século XVII e as do século XXI
  

Releitura da obra do pintor Albert Eckhout revela a culinária brasileira

Traços da população local também foram retrados na obra de Eckhout


Maria Dalila (Esq.) e convidados